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terça-feira, 18 de outubro de 2011

As prefeituras se adequam a implementação da NFS-e: conheça os impactos


As novas adequações referentes à NFS-e trouxeram um problema para os contribuintes: a falta de um padrão por parte das prefeituras. Empresas com filiais em várias cidades e empresas de desenvolvimento de software são as que mais encontram dificuldades para se adequar a legislação.
Quase como um padrão entre todas as prefeituras, a emissão da NFS-e pode ser feita através de um Portal Web, onde o contribuinte faz a digitação dos dados da Nota eletrônica. Após efetuar um cadastro junto a prefeitura, a empresa recebe um usuário e senha para acesso ao portal. Por este site as empresas podem digitar todas as notas referentes aos serviços prestados.
Segundo o diretor de marketing da G2KA Sistemas, Maicon Klug, esta é uma boa opção para micro e pequenas empresas, principalmente para aquelas que não possuem nenhum sistema de gestão ou software de faturamento. “Entretanto, para empresas maiores, onde as rotinas são administradas por um Sistema de Gestão, é necessário efetuar a integração entre o ERP e o ambiente on-line da prefeitura. Desta forma, todas as notas digitadas no ERP são automaticamente transferidas para a prefeitura, sem a necessidade de refazer todo o processo pelo Portal Web”, ressalta.
ONDE ESTÁ A MAIOR DIFICULDADE
O que acontece, é que cada prefeitura acaba adotando um modelo diferente, com suas particularidades, dificultando a integração por parte dos sistemas dos contribuintes. Atualmente já estamos com aproximadamente 500 municípios com a NFS-e implantada (ou em fase de implantação) e mais de 40 modelos de integração diferentes.
De acordo com Klug, devido a esses números, iniciar o desenvolvimento da integração com cada município é uma tarefa que pode se tornar inviável. Uma parceria com uma empresa especializada reduz o tempo e investimento necessários. “Desenvolver um sistema para a integração com cada município é algo muito custoso e que demanda tempo, sem contar que, posteriormente haverá a necessidade de manutenção desse software. Optar por uma parceria com uma empresa especializada é uma opção mais viável”, comenta.
Na opinião de Klug, a gestão dos documentos eletrônicos é um processo novo, que nasceu decorrente de uma legislação e que anda em paralelo aos atuais processos geridos pelos Sistemas de Gestão. Assim como a empresa precisa buscar por um software que controle perfeitamente o seu negócio, ela também precisa de uma solução específica para gerir os documentos eletrônicosque ela emite e recebe.
SOBRE A G2KA
A G2KA Sistemas é uma empresa especializada em soluções para integração de documentos eletrônicos, contando com soluções para NF-eNFS-eCT-e e Gestão de Documentos de Entrada (e-Doc). Na NFS-e a G2KA possui a maior cobertura nacional em número de municípios, contando hoje com cerca de 310 municípios.

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