Seja bem-vindo... Boa leitura e ótimo aproveitamento para você ! ‘’Orgulho de ser Contadora e Gestora ‘’ Faça parte também da Classe Contábil .

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que é fluxo de caixa e o porquê de fazê-lo


Estar com uma empresa no azul é a coisa mais sonhada por todo empresário. Um fluxo de caixa bem estruturado pode ser um bom começo para que se saiba como está o saldo de caixa de sua empresa antes mesmo de que qualquer investimento seja feito. Procurando esclarecer alguns termos da contabilidade, hoje vamos falar um pouco sobre o fluxo de caixa e algumas das vantagens de fazê-lo sempre que possível.
O fluxo de caixa nada mais é do que um apanhado de todos os gastos, recebimentos e saldo de sua empresa organizados diariamente para que se tenha o acompanhamento no final do dia. Seu cálculo é fácil, já que é preciso somente subtrair os gastos dos recebimentos e saldo anterior. O resultado disso é que vai dizer se sua empresa está gastando menos ou mais do que arrecada.
Exemplo de fluxo de caixa
O ideal é sempre ter um fluxo de caixa positivo. Se o resultado for negativo, é preciso verificar o que pode estar causando o descontrole financeiro. Às vezes, pequenas mudanças em sua rotina de pagamentos ou recebimentospodem ajudar na contabilização positiva de caixa. Verifique os prazos de pagementos e recebimentos, os juros pagos, as compras para estoque, as retiradas pró-labore. Esses podem ser alguns dos vilões de um fluxo de caixa positivo.
Saber como está o fluxo de caixa de sua empresa é essencial. Ter ideia do quanto é gasto e recebido pode ajudar o empresário a saber o que planejar e até mesmo a manter a sua empresa aberta por mais tempo no mercado. Fluxo de caixa positivo é sinônimo de vida empresarial longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário