Seja bem-vindo... Boa leitura e ótimo aproveitamento para você ! ‘’Orgulho de ser Contadora e Gestora ‘’ Faça parte também da Classe Contábil .

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Crise á Vista : Incertezas na economia mundial




Uma palavra define bem o atual cenário econômico internacional: incerteza. Há muitos problemas e dificuldades no horizonte. Em um quadro marcado pelo rebaixamento da avaliação dos títulos do tesouro norte-americano, pelo aumento das chances de nova hemorragia de dólares emitidos pelos EUA e pelas pressões sobre a confiabilidade das economias europeias, talvez a maior certeza seja a de que é preciso mudar a receita. 
O panorama é de queda na inflação, com derrubada nos preços das commodities, alta dos juros nos EUA e a valorização do dólar, numa inversão total da equação esperada até aqui. Tudo indica, portanto, que o crescimento mundial será ainda menor, com nova escassez de crédito. Os sinais que EUA e Europa emitem neste momento são preocupantes, porque reforçam a pavimentação de uma nova fase de recessão e desemprego ao redor do mundo. 
O cenário obriga o Brasil a se preparar para novos tempos agudos, como ocorreu em 2008. Os contornos dessa nova onda de crise se desenham com maior gravidade, cabendo ao Brasil se fortalecer via instrumentos de política monetária. Diante da queda da inflação e da falta de crédito internacional, urge uma redução dos juros, revertendo a funesta curva de alta que vínhamos experimentando. Os rentistas conseguiram difundir no primeiro semestre de 2011 suas receitas, alardeando uma inflação que não se sustentaria - como cheguei a afirmar neste espaço. Haveremos agora de mudar essa política. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário