Seja bem-vindo... Boa leitura e ótimo aproveitamento para você ! ‘’Orgulho de ser Contadora e Gestora ‘’ Faça parte também da Classe Contábil .

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Planilha de Conciliação Bancária

Cada vez mais o controle finaceiro das empresas são base para tomadas de descisões. Portanto, se esses não estiverem com os saldo corretos essa análise não tem valor nenhum. A planilha comparativa, Contabilidade x Extrato Bancário oferecido pelo blog, vai auxiliar na montagem de um relatório de pendências para que futuramente seja solucionado pela outra parte que será questionada. Antes veja algo mais sobre conciliação bancária e suas funções em uma empresa.

Para definição, segundo o Wikipédia:
O modo de controle administrativo e contábil em uso nas empresas, de seus saldos bancários em dinheiro mantidos em contas correntes de instituições financeiras ou bancos. O objetivo da conciliação é corresponder os saldos das contas contábeis de Bancos - Conta-Movimento ou similares, tanto no Razão quanto no Livro Diário, com o demonstrado no respectivo extrato bancário da conta corrente. Evidentemente, haverá divergências como a dos "Cheques a Compensar", que se darão em função do intervalo de tempo entre a data da emissão do cheque e a do efetivo saque do mesmo na conta corrente (Ver Clearing). Todas as divergëncias verificadas deverão constar de um relatório, de quais os erros e ocorrências anormais deverão ser corrigidas (análise contábil) ou investigadas (auditoria) com urgência.


Em empresas maiores, esse procedimento de controle contabil era chamado de "reconciliação bancária", pois havia um primeiro procedimento de conferência dos extratos, feito pelo confronto com os controles do gerente ou departamento financeiro.
Com o advento da automação, muitas empresas conseguiram fazer seus lançamentos nas contas contábeis referentes a movimentação das contas bancárias de movimento, diretamente por intermédio de uma fita magnética ou similar fornecida pelo banco. Esse procedimento elimina a reconciliação bancária em muitos casos, havendo a necessidade de apenas uma revisão contábil periódica.



Cheque a Compensar

Neste caso não é configurado um pendência, pois o cheque tem o prazo determinado para a transferência. Ao deparar-se com esta situação, siga o exemplo abaixo:

Pela emissão do cheque:
D - Pagamentos em Geral (Passivo)
C - Banco conta movimento (Ativo)

Se na concilição bancaria, algum cheque emitido, ainda não foi compensado:
D - Banco conta movimento (Ativo)
C - Cheques a Compensar (Passivo)

Quando o cheque for compensado:
C - Cheques Compensar (Passivo)
D - Banco conta movimento (Ativo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário