Seja bem-vindo... Boa leitura e ótimo aproveitamento para você ! ‘’Orgulho de ser Contadora e Gestora ‘’ Faça parte também da Classe Contábil .

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Impostos: é caro ser brasileiro


Mobilização nacional alerta a população sobre alta porcentagem de impostos nos valores dos produtos.
Gustavo Cidral
Se você é um típico brasileiro, come no almoço arroz, feijão e carne e paga 17% de imposto na compra de cada um. No pão de cada dia, 16% do valor é composto só de tributo. No café, 20%. No leite, 18%. O açúcar, para adoçar a bebida tupiniquim preferida, tem os salgados 32% de impostos no preço.
Os itens citados acima são os elementos básicos no consumo diário do brasileiro. Quando o assunto é lazer, a taxa aumenta. Uma bola de futebol, esporte símbolo nacional, tem no valor 44% de tributos. Ao comprar uma TV, o brasileiro paga 45% a mais do que ela realmente custaria sem as taxas. Um aparelho de DVD para assistir filmes? Reserve metade do dinheiro apenas para os impostos recolhidos pelo governo. Além disso, lá se vão mais 47% na conta de luz.
Se ficar em casa já é caro, sair é ainda pior. Ao abastecer o veículo com gasolina, são 53% do valor pagos só de tributo. Pedalar pode ser mais econômico e saudável. Mas prepare o bolso para pagar 46% de impostos quando adquirir uma magrela. Com esses custos todos, o jeito é beber para relaxar um pouco. Se você conseguir, após saber que 55% do dinheiro usado para comprar cerveja vão direto para os cofres do governo, assim como os 77% da caipirinha e 82% da cachaça. Fique com a água mineral e pague 44% de taxa.
Todas essas e outras porcentagens em cima de mercadorias geraram R$ 1 trilhão em arrecadaçãode tributos no Brasil este ano. A marca foi atingida nesta semana, 35 dias antes se comparada com 2010, quando foi alcançada em 18 de outubro. Segundo o Banco Central, a arrecadação federal cresceu 27,1% nos sete primeiros meses do ano, comparando com a mesma época no ano passado.
Os números fazem do Brasil o terceiro país com o imposto mais alto do mundo. O brasileiro trabalha até o mês de maio apenas para pagar impostos.
Movimento quer conscientizar população
Cerca de 80% dos brasileiros não têm conhecimento sobre a quantidade de tributo pago junto com as mercadorias. Com o objetivo de conscientizar a população, jovens empresários da Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) promoveram sábado, dia 17, o Feirão do ImpostoNacional. Em todo o país, 120 cidades participam do Feirão e comercializam alimentos, produtos de primeira necessidade, além de motos, carros e até apartamentos com redução de tributos, ou até mesmo sem impostos.
O projeto foi criado em 2003 pelo NJE (Núcleo de Jovens Empresários) da Acij (Associação Empresarial de Joinville) e por iniciativa do Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina) Por isso, o Estado está à frente do movimento, onde o Feirão acontece em 27 municípios.
Abaixo-assinado contra o imposto
Paralelo ao Feirão do Imposto, o Núcleo de Jovens Empresários busca recolher assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente, que defende a necessidade de uma reforma tributária no país. Segundo o coordenador do Feirão em Santa Catarina, Tiago Coelho, de Jaraguá do Sul, o objetivo é conseguir um milhão de assinaturas. Só assim a documentação poderá ser enviada para apreciação no Senado.
O Movimento Brasil Eficiente (MBE), que, segundo os idealizadores, é apartidário, visa à reforma fiscal ampla, menor carga tributáriafiscalização transparente e melhor distribuição de renda. O MBE é também uma iniciativa para unir os diversos movimentos que possuem interesses peculiares contra a carga tributária.
Coelho está confiante com os resultados que podem ser alcançados. “Alguns têm medo de se comprometer ao assinar. Mas todos devem ter medo é do imposto”, afirma. A previsão é que somente em Santa Catarina sejam recolhidas 50 mil assinaturas.
Toda carga de impostos paga pelo brasileiro pode ser acompanhada em tempo real, por meio do Impostômetro — Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias. A ferramenta foi criada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e registra com segurança a quantia de tributo arcada pelo brasileiro, seja por segundo, minuto, dia, hora, mês ou ano, dividida ainda por município ou Estado e outras possibilidades. 
O sistema está disponível no site:http://www.impostometro.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário