Seja bem-vindo... Boa leitura e ótimo aproveitamento para você ! ‘’Orgulho de ser Contadora e Gestora ‘’ Faça parte também da Classe Contábil .

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Inclusão do CIAP no SPED Fiscal seráum grande desafio para as empresas Inclusão do CIAP no SPED Fiscal será um grande desafio para as empresas


Os contribuintes devem ficar atentos para a vigência de novas obrigações acessórias no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Uma delas é a inclusão do dados do CIAP (Controle do Crédito do ICMS do Ativo Permanente) da Escrituração Fiscal Digital (ECD).
A transmissão dos arquivos deve ser feita a partir de janeiro do próximo ano e o prazo para a adequação dos processos internos é curto.
A falta de registro dessas operações e o não atendimento dessa nova exigência podem representar autuações de até 1% do Valor das Operações envolvendo o Ativo Permanente.
“É preciso que todos os dados de controle do ativo fixo deste ano estejam preparados”,afirma Francine Nonaka,CEO da Dzyon,especializada em solução de gestão empresarial e de tecnologia da informação,para quem a coleta e a entrega dos dados feitas por “um bom módulo ERP pode facilitar e muito a vida da corporação”.
O cumprimento dessa obrigação tende a ser tão desafiante,ou mais,do que a adesão à Escrituração Contábil Digital (ECD) e à Escrituração Fiscal Digital (EFD),determinada pela Receita Federal. Esses projetos criaram uma série de novas formas de armazenar,tratar e entregar os dados contábeis e financeiros.
No que diz respeito à Nota Fiscal Eletrônico (NF-e) o calendário do Fisco estabelece a adesão de empresas de 252 setores da atividade econômica a partir de 1º de outubro.
Fonte:TI Inside

Nenhum comentário:

Postar um comentário